Monday, February 02, 2004

Tal como o mundo

Poderá ser que passados mais de cem anos, o jogo seja incompreendido?
Os continentes não responderam todos da mesma forma ao apelo cronológico do passatempo, paixão, desporto, obsessão, profissão, negócio, negócio, negócio. A bola que joga com os pés, abreviado, futebol. Diz-se ser modalidade de Inverno. Nem pensar nisso. Desenvolveu-se (desenvolve-se, evolui) ao longo do equador, sem fugir dos trópicos e nem sempre.
Na relação pessoa/bola, amor correspondido, eterno, do género "e viveram felizes para sempre", só na europa do sul, mais algumas excepções no centro e nas ilhas britânicas. Só no sul da américa e não em todos os países, se calhar só mesmo em dois. Em África sem maldade, algum jeito e atraso. Por alguns anos no gelo do comunismo. Muito latina e nada asiática.

Assim como passaram séculos antes de o mundo ver a forma redonda que tinha, passaram mais de cem anos a evoluir o amor pelo brinquedo, sem descobrir a verdadeira forma do mesmo e a verdadeira forma de tratar, tocar, passar, dominar. Sem dar conta se o momento é certo para carinho ou violência, para força ou jeito, para trás ou para a frente, para um lado ou para o outro. Se instinto, se raciocínio. Quem gosta, gosta a sério. Vai atrás, faz quilómetros, vê com uma cegueira impossível de medir, consoante o caso, está bem, mas com uma cegueira impossível de medir. O branco é branco, mas também é preto, depende do lado por onde se olha.
Ganhar a vida a dar uns chutos na bola não é para todos. Todos os que ganham a vida a dar chutos na bola sabem de cor como se faz? Nada disso e antes pelo contrário. Há milhões que o fazem e 90% faz mal. Está muito, muito longe de ser redonda para todos. Isso é inaceitável. Os antigos tinham a desculpa de não saber a forma do mundo porque nunca o tinham visto do exterior, a uma certa distância, e nem precisaram de tanto para descobrirem o contorno exacto. Estes modernos da vida atractiva, sabem a linha que bola faz até fechar, sabem porque a veêm. Porque lhes disseram e ensinaram. Ganham dinheiro com ela e ela é quase sempre de outra forma que não redonda.

No comments: